As férias da Páscoa já começaram e com elas as viagens...Como é frequente fazermos algumas horas de carro nestas alturas comecei a pensar no que podia fazer para as crianças não se sentirem tão aborrecidas.
É verdade que passam algum tempo a dormir, mas pelo menos os meus filhos, também passam muito tempo acordados e saturados a perguntarem de 5 em 5 minutos se ainda falta muito para chegarmos :)
Pois bem, após alguma pesquisa, encontrei algumas coisas engraçadas mas que para mim não eram muito práticas, pois se é para viagens de carro tinha que ter alguma forma de não se soltarem com facilidade...Retirei uma ideia dali outra daqui e resolvi com um pouco de imaginação e alguns...muitos...Ímanes, criar um Kit de jogos de viagem para os meus filhos que não só os mantive-se entretidos mas que também tivessem uma componente educativa.
Como têm idades diferentes, 2 e 5, tentei que houvessem jogos que se adequassem ás idades de cada um.
Deixo aqui algumas ideias muito fáceis e de muito baixo custo, que espero que possam ajudar também nas vossas viagens ;)
Material comum:
- Tabuleiro de forno de metal
- Ímanes
- Caixas plástico
Puzzle:
2 Anos
Imprimi imagens simples, pois este jogo era direccionado para o meu filho de 2 anos, cortarei plastifiquei e colei um íman por de trás de cada peça.
Jogo de pintura ou desenho:
2 e 5 Anos
Aqui imprimi uns desenhos para pintar os quais prendi a uma mola com íman, depois é só colar um íman também nas caixas de Lápis de cera, lápis de cor ou canetas de feltro, consoante a idade da criança.
Pintar com Giz:
2 e 5 Anos
Coloco aqui 2 e 5 anos, pois os meus filhos nunca tiveram tendência em colocar nada na boca e já estão mais do que habituados a escrever com giz...
Coloquei o Giz dentro de uma caixinha de plástico, na qual coloquei um íman bem como no apagador.
Jogo com lego - fazer igual:
2 Anos
Coloquei ímanes na peça de lego maior para a poder segurar ao tabuleiro, tirei fotos de varias combinações de peças imprimi e plastifiquei.
Jogo das palavras:
5 Anos
Imprimi e plastifiquei palavras com a imagem correspondente, não esquecendo aqui que as palavras tinham que ser simples e com correspondência de imagem, pois a minha filha acabou de fazer os 5 anos.
Coloquei um íman na caixa de plástico.
As Letras encontram-se com facilidade em lojas que vendam brinquedos.
Boa viagem ;)